o futuro das coisas, twitter, amarelinha, etc
+ o que estou lendo/assistindo/ouvindo sobre design | tempo de leitura: 4 minutos
a série “quase saiu na makers” sai todo dia 15 (desde que não seja um domingo) e é exclusiva para apoiadores. essa edição é aberta, pra que todos possam conhecer, ok? se curtir, considere se tornar um apoiador :)
nesse espaço eu envio links que por pouco não entraram nas edições do mês anterior. também compartilho atualizações de edições passadas e dicas sobre o que eu estou aprendendo sobre design. vamos?
quase saiu na makers
Fazer curadoria de conteúdo é mais difícil do que escrever algo da minha cabeça, especialmente aqui, onde eu tenho algumas limitações: o tamanho máximo de texto que um e-mail aceita, o tempo de leitura que meus inscritos aguentam e também o mínimo de compromisso com o formato que eu mesma decidi: uma seção de inspiração e outra de reflexão. Desse jeito, eu sou forçada a fazer escolhas, e sempre tem algo bem legal que fica de fora da edição oficial. Esse é um espaço reservado pra compartilhar coisas que eu gostei muito, mas que por algum motivo acabaram sendo cortadas. Espero que sejam úteis :)
🔮 design para o futuro
Se você ainda não leu: #14 design para o futuro
Blog O Futuro das Coisas: encontrei o blog pesquisando pelo nome da futuróloga Lidia Zuin. Ele traz publicações sobre o futuro do trabalho, educação, medicina e outros temas.
Future Thing Print & Play: esse é um jogo de cartas para imaginar objetos do futuro. Os jogadores tiram cartas de diferentes categorias que juntas formam um cenário, e o jogo é imaginar um objeto que poderia sair dali. Acessando pelo link, é só imprimir e jogar. Como o jogo está dentro da Creative Commons 2.0, eu e meus colegas da Esdi estamos montando um grupo pra traduzir o jogo para o português :)
🪑 curiosidade cotidiana
Se você ainda não leu: #15 curiosidade cotidiana
Design para um Mundo Complexo: eu simplesmente amo esse livro do Rafael Cardoso, e sempre acho que vale a pena reler alguns capítulos. Na edição sobre objetos do cotidiano, eu quase recomendei a leitura do capítulo 2, “A vida e a fala das formas”, que fala muito sobre a dimensão semântica dos objetos.
🐣 e o twitter, hein?
Se você ainda não leu: #16 e o twitter, hein?
Twitter deixa de alertar sobre desinformação ligada à covid: conforme eu previ (mas não era difícil, vai), o Twitter sob direção do Elon Musk já está eliminando as sinalizações visuais de desinformação na rede social. Começaram pelo aviso sobre Covid, que ainda está ativo em outras redes mesmo com a melhora no quadro mundial. Qual será o próximo?
✊🏿 onde estão os designers pretos?
Se você ainda não leu: #17 onde estão os designers pretos?
O design não tem um problema de diversidade: nesse ensaio para Revista Recorte (uma das minhas preferidas), Hon Porfirio, criadora do projeto “Cadê os pretos no design?” fala sobre a raiz do “problema de diversidade” no campo, buscando respostas no contexto histórico do surgimento do design como conhecemos e os modelos de ensino do design vigentes.
🇧🇷 brazilcore vs. bolsocore
Se você ainda não leu: #18 brazilcore vs bolsocore
Fazendo as pazes com a Amarelinha: a Le, autora da newsletter teoricamente, escreve sobre narrativas de marca. E ela fez essa análise sobre como a famosa “Amarelinha” serviu a uma narrativa política, e também sobre como podemos reescrever essa história.
o que eu estou lendo/ouvindo/aprendendo/whatever
Inimigas Naturais dos Livros: publicado pelo Clube do Livro do Design e disponível no kindle unlimited, esse livro é uma coletânea de ensaios e entrevistas sobre a história das mulheres (e da luta feminista) na história da tipografia; e também conta com fac-símiles do livro Bookmaking on the Distaff Side, de 1937. Lindo demais.
Usuário fora do centro: “Se existe um usuário no centro, o que e quem fica nas margens?” - é com essa pergunta que o Doug, da Aprender Design, abre esse episódio do podcast Extra. Você já deve ter notado que esse é um podcast que eu adoro, porque já recomendei na makers heheh. Mas esse episódio em especial tá incrível.
chegamos ao final do primeiro “quase saiu na makers” :) a ideia é que esses envios sejam mais diretos, porque é só mais um jeito de compartilhar mais referências - mas eu ainda espero que você tenha aproveitado a leitura e se aventurado pelos links, hehe. como sempre, fique a vontade para responder esse e-mail se tiver algum comentário ou sugestão. espero que esse possa sempre ser um espaço de troca.
até a próxima terça!
- hele
👩🏻💻 curadoria e textos por hele carmona, jornalista & estudante de design
💡 tem algo incrível que você gostaria de compartilhar comigo e com outros leitores da makers gonna make? pode me mandar por aqui!