#14 design para o futuro
Tempo de leitura: 4 minutos | não dá pra prever, mas é possível especular. e fazer design para o futuro que queremos.
ah, o futuro, tão próximo e tão distante. é realmente impossível chegar lá. você pode já ter ouvido falar de alguns termos que se aproximam do estudo do futuro, como a futurologia, o mapeamento de tendências, as previsões - para os negócios ou para a humanidade como um todo. esse campo semântico costuma evocar duas imagens: cartomante ou foguete do elon musk. mas, nessa edição, te convido a conhecer outras formas de pensar no que está por vir.
mas antes - a todos que votaram no último domingo: vamos juntos construir o futuro que queremos ❤️
❤️ para se inspirar
O Prêmio de Design Especulativo da Core77
Design Especulativo é uma abordagem que produz projetos conceituais baseados em cenários de futuro. A ideia é partir de um cenário imaginado e projetar estimulando uma reflexão sobre as tendências e os avanços tecnológicos que estão acontecendo, mas ir além, ou seja… especular mesmo. É uma técnica principalmente de criatividade, mas que pode contribuir para a concretização de futuros que consideramos mais desejáveis que outros.
Se esse é um conceito novo pra você, você pode estar se perguntando que tipo de projeto surge a partir dessa abordagem - e eu acho que o Prêmio de Design Especulativo da Core77 reúne exemplos incríveis. No link você pode ver os vencedores de 2022, mas é legal ver de todos os anos.
Tem desde coisas mais fáceis de imaginar rolando hoje em dia, como essa proposta de transporte urbano que me lembrou um VLT, só que mini, até coisas com muita cara de ficção científica, como esse wearable que promete expandir a mente humana.
Esses e outros projetos especulativos podem ser encontrados no site da premiação. Fica a recomendação pra quando você estiver procurando inspirações mais inovadoras!
💭 para refletir
Design com aplicação da futurologia
É muito legal explorar projetos de design especulativo; mas se eu e você quisermos criar nossos próprios projeto, pra qual futuro devemos projetar? Quais variáveis considerar, como imaginar novos cenários? Bom, existe um campo que se dedica a isso: a futurologia.
O nome é meio carregado de significado e preconceitos, é verdade. Estudar o futuro - ou os futuros possíveis - pode soar meio intimidador e até meio falacioso, afinal, somos pegos de surpresa o tempo todo. Mas no episódio Futurologia & Design Especulativo, do podcast Sem Receita, Beatrys Rodrigues e Renan Lessa definem a futurologia como o estudo dos processos de mudança.
O futuro não está (só) nos foguetes lançados por bilionários ou nas modificações genéticas em humanos. O futuro está nas relações sociais, de trabalho, no modo de vida das pessoas, o futuro está em tudo que é passível de mudança. Ou seja: tudo mesmo.
E existem futuros desejáveis, com menos desigualdade, com mais bem estar, com menos guerras, e os indesejáveis, aqueles que podem nos oprimir. E estudando essas possibilidades, é possível mapear que agentes e ferramentas podem agir para se aproximar do futuro desejável.
Como designers e criativos, podemos projetar para os futuros que queremos.
No episódio, Beatrys e Renan contam um pouco de como trabalham e falam da relação entre design e futurologia. É um pouco longo, mas eu nem vi o tempo passar, e foi uma ótima forma de começar a entender o que é a futurologia como campo de estudo.
obrigada por estar comigo para mais uma edição :) essa edição foi super legal de escrever, e admito que muita coisa legal acabou ficando de fora! mas quem sabe eu escrevo uma parte 2! fique a vontade para responder esse e-mail se quiser conversar, compartilhar algo ou até mesmo criticar algum ponto da newsletter. espero que esse possa sempre ser um espaço de troca.
até a próxima terça!
- hele
📨 Perdeu a última edição?
👩🏻💻 curadoria e textos por hele carmona, jornalista & estudante de design
💡 tem algo incrível que você gostaria de compartilhar comigo e com outros leitores da makers gonna make? pode me mandar por aqui!