o que esperar da makers gonna make em 2024?
um e-mail para agradecer por 2023 & alinhar as expectativas pro ano que começou | tempo de leitura: 5 minutos
oie, bem vinde a mais uma edição da makers gonna make. espero que todos tenham passado uma boa virada de ano! conforme eu comentei na edição #64, tirei o mês de dezembro para reorganizar os processos da newsletter e essa é uma edição curtinha pra compartilhar o que vai mudar e o que vai continuar. vamos?
✂️ ajustes são parte do processo
Quem for corajoso o suficiente para encarar a primeira edição da newsletter vai encontrar um formato tímido e bem menos denso do que os textos mais recentes, em que eu apenas recomendava e comentava dois links, um para inspirar e outro para refletir. Lá pela edição #25, comecei a sentir necessidade de contar histórias e aprofundar mais os assuntos (tanto quanto um e-mail me permite). A recepção foi legal e hoje acho que ninguém espera nada diferente da makers, nem eu mesma. Mas a makers gonna make é uma newsletter de uma mulher só, então vou precisar ajustar mais. Aqui vai uma breve lista do que esperar da newsletter ao longo de 2024:
💌 edições quinzenais gratuitas
Do início da newsletter até o final de 2023 eu me comprometi a publicar um ensaio sobre design por semana e foi incrível, mas sinto falta de mais tempo para pesquisa, revisão e práticas que exigem mais atenção como descrever imagens e outras revisões de acessibilidade. Se fôssemos falar números, qualquer um que tem uma newsletter pode confirmar que publicar semanalmente é uma frequência ótima para crescer em leituras e inscritos; já publicar quinzenalmente costuma desacelerar o processo. Mas entendo que o que mantém a makers divertida e útil, não só pros leitores mas também pra mim, é o fato de que ela é fruto de estudos sérios movidos por curiosidade e cuidado. É o tipo de coisa que não se apressa, e diminuir a frequência da newsletter é uma forma de garantir um padrão de qualidade.
A primeira edição “de verdade” de 2024 sai na terça que vem, dia 9, e a partir daí a newsletter chega na sua caixa de entrada terça sim, terça não. Enquanto isso ou sempre que sentir saudades você pode dar uma passeada pelo arquivo da newsletter, que conta com mais de 60 edições gratuitas.
🔒 edições mensais exclusivas para apoiadores
Provavelmente no dia 25 de cada mês. Digo provavelmente porque odeio enviar e-mails no fim de semana, vai contra meus valores morais. Depois de explorar formatos diferentes no ano passado, decidi seguir com a Carta da Autora, uma sessão onde conto sobre meu processo criativo na makers e em outros projetos relacionados a design & criatividade em que me envolvo. Para ter acesso a essas edições exclusivas basta se tornar um apoiador da newsletter através do apoia.se ou do próprio substack a partir de 15 reais por mês.
🎁 constância nas recompensas físicas para apoiadores
Ao invés de produzir e enviar zines aos apoiadores “quando der”, como foi em 2023, apoiadores vão receber uma recompensa física (pode ser uma zine, poster ou qualquer outro formato impresso que fizer sentido) por trimestre: em março, junho, setembro e dezembro. Para receber as zines pelo correio basta se tornar um apoiador da newsletter através do apoia.se ou do próprio substack a partir de 15 reais por mês (lembrando que zines antigas não são reimpressas depois que acabam! Você vai receber as zines “atuais” disponíveis enquanto for apoiador).
💬 traduções de ensaios estrangeiros
Apesar de saber que a maioria dos inscritos fala inglês e poderia ler ensaios em portais estrangeiros sobre design, às vezes me deparo com artigos interessantes demais para acabar como links em uma edição ou outra. Dessa forma, está nos meus planos traduzir e compartilhar um ensaio sobre design por trimestre na makers gonna make.
🎙️ mais entrevistas
Assim como os ensaios, vou tentar trazer uma entrevista por trimestre. No ano passado publiquei uma entrevista e a recepção foi super legal, mas admito que dá bastante trabalho elaborar as perguntas, realizar a entrevista e editar um texto interessante sem cair no formato ping pong - mas acho que com edições quinzenais consigo me organizar melhor. Se você gostaria de recomendar alguém para ser entrevistado, me conta? É só responder esse e-mail ou deixar um comentário!
👩💻 quem faz a makers gonna make
Caso você não saiba, quem assina os e-mails sou eu, hele carmona. Sou jornalista pela Puc-Rio e estudante de design na Esdi/Uerj. Você também pode me encontrar no LinkedIn, no Instagram ou no e-mail contato@helecarmona.com.
Gosto de histórias de terror e sempre dou um jeito de falar sobre isso mesmo quando falo de design. Faço zines e amo experimentar com processos gráficos e de encadernação. Amo falar sobre escrever, publicar na internet e newsletters como formato. Se você quiser trocar ideia sobre qualquer assunto relacionado fique a vontade pra entrar em contato!
Eu sou a responsável por toda a pesquisa, verificação de informações e redação dos textos da makers, mas amo quando amigos, colegas ou leitores compartilham temas ou artigos comigo, e nesse sentido acho que muitas pessoas constroem a newsletter junto comigo. Tenho que falar também do meu querido beta reader: sempre que estou cansada, insegura ou fechando uma edição em cima da hora eu compartilho com o
, meu melhor amigo da vida & colega de newsletter na (ele escreve a !). E é claro, sem os apoiadores levar a makers a diante seria muito mais difícil: o dinheiro que entra me permite comprar livros (e consequentemente apoiar autores vivos!), participar em eventos e produzir as zines, que são mais do que uma recompensa pra quem apoia, mas também um processo de aprendizado pra mim que influencia bastante na existência da newsletter por si só. Quem não pode contribuir financeiramente mas compartilha, comenta e troca ideia comigo também contribui imensamente. Atenção é um ativo tão raro hoje em dia - me sinto honrada de receber tanto através da makers.Obrigada por estarem comigo sempre e confiarem no projeto. Espero que gostem das mudanças e continuem curtindo o processo assim como eu :)
obrigada por ler até aqui! essa edição saiu ao meio-dia porque é 2 de janeiro, né? mas os próximos envios serão às 7h como de costume. fique a vontade para responder esse e-mail se quiser conversar, compartilhar algo ou até mesmo criticar algum ponto da newsletter. espero que esse possa sempre ser um espaço de troca. até a próxima terça!
adorei a ideia da tradução. embora hoje seja possível traduzir direto no navegador, ter acesso a conteúdos traduzidos faz toda diferença. Parabéns pela iniciativa <3