#3 contar histórias através do design
Tempo de leitura: 3 minutos | "o design é solução de problemas". você já ouviu isso? e como designer, resolver problemas é mesmo tudo o que você faz?
existe um esforço constante por parte de designers e docentes de design para afastá-lo da arte e da intuição. intermináveis discussões do tipo “é preciso estudo formal para ser designer?”, “quem sabe operar softwares é designer?” e debates sobre a regulamentação da profissão contribuem pra isso. como designers, queremos que o resto do mundo veja que o bom exercício dessa função requer estudo, esforço, evolução, estratégia, pensamento crítico, etc. mas nessa tentativa de mostrar como o design é racional e estratégico, será que não estamos deixando de lado a nossa capacidade de gerar emoção?
❤️ para se inspirar
Contando histórias através do design
Oga Mendonça é um designer multimídia. Ele começou sua carreira como ilustrador ainda na adolescência, passou por grandes escritórios, como o de Kiko Farkas, onde aprendeu muito sobre o mercado cultural; trabalhou no mercado editorial (na época que isso era ótimo, rs) como diretor de arte, embarcou na fotografia e filmmaking e hoje trabalha principalmente com videoclipes de música. Ufa! Ele contou sua trajetória profissional no episódio 21 do Diagrama, um podcast sobre design disponível no Spotify, Apple Music e Soundcloud.
A sabedoria popular nos alerta pra não ser um pato. “O pato nada, o pato anda, o pato voa e o pato não faz nada direito!”. Mas o Oga é a prova de que transitar entre diferentes técnicas faz todo o sentido quando o seu foco deixa de ser a técnica para ser o seu propósito. E o propósito dele não é (só) resolver problemas, melhorar a produtividade ou aumentar o lucro de alguém. É contar histórias. Vale a pena ouvir o episódio completo e conhecer o trabalho dele :)
💭 para refletir
Design como Storytelling
Enquanto aluna, eu sentia que a solução de problemas não dava conta de tudo que eu queria saber sobre a prática do design. Solucionar problemas não era o suficiente. E a beleza, o sentimento, a sensação? E o humor, o conflito, a interpretação? - Ellen Lupton
Se você também deseja ser mais do que alguém que soluciona problemas e ainda não leu Design como Storytelling, da Ellen Lupton, essa é a hora. O livro é curtinho, divertido e fácil de ler - como qualquer um da autora, hehe. Pessoalmente, eu li numa tarde só.
Dividido em três capítulos - ou três atos - que falam sobre Ação, Emoção e Sensação, o livro é um excelente guia sobre como explorar o design como narrativa; e não só o design gráfico, mas também o design de produto e o design de experiências (!!!). Pra quem nunca ouviu falar do livro, deixo aqui um pequeno trecho da introdução:
Este livro explora as conexões entre storytelling e design. As histórias descrevem ações e estimulam a curiosidade. Uma história pode ser mais curta que um versinho ou mais longa que um poema épico. O design usa forma, cor, materiais, linguagem e pensamento sistêmico para transformar o significado de tudo — desde placas de trânsito e aplicativos para a web até embalagens de xampu e abrigos de emergência. O design incorpora valores e ilustra ideias. Ele deleita, surpreende e nos leva a agir. Seja criando um produto interativo ou uma publicação cheia de dados, os designers convidam as pessoas a entrarem em um cenário e explorarem o que está ali — tocar, perambular, mover e atuar.
Para ler o livro, é só clicar aqui1:
obrigada por chegar até aqui! enquanto é muito difícil falar sobre o que é design - e eu não me meteria a escrever sobre isso por enquanto - eu acho muito produtivo pensar nele como uma ferramenta. no caso da edição de hoje, uma ferramenta para contar histórias. na próxima semana, quem sabe? e você, tem pensado no design como um fim ou como um meio? e o que você tem feito dele? fique a vontade para responder esse e-mail se quiser conversar, compartilhar algo ou até mesmo criticar algum ponto da newsletter. espero que esse possa sempre ser um espaço de troca.
até a próxima terça!
- hele
📨 Perdeu a última edição?
👩🏻💻 curadoria e textos por hele carmona, jornalista & estudante de design
💡 tem algo incrível que você gostaria de compartilhar comigo e com maiss leitores da makers gonna make? pode me mandar por aqui!