#11 [especial] tipografia pelo mundo: Japão [2]
Tempo de leitura: 4 minutos | uma edição especial com inspirações direto do design gráfico japonês :)
Perdeu a edição passada? Leia ‘[especial] tipografia pelo mundo: Japão’
hello! essa é a segunda parte da edição tipografia pelo mundo: Japão. essas edições são parte da primeira série de edições temáticas da makers gonna make, que surgiu da curiosidade sobre como funciona a tipografia em países com outros sistemas de escrita. na primeira parte eu falei sobre o sistema de escrita japonês, sua estrutura, história e os principais estilos tipográficos do país. hoje, como prometido na semana passada, vou compartilhar o trabalho de alguns designers e estúdios japoneses com foco em tipografia. espero que você curta :)
❤️ para se inspirar
Tipógrafos e estúdios de tipografia do Japão
Agora que já entendemos a história e a estrutura da tipografia no Japão, nada mais justo do que conhecer o trabalho de estúdios e designers com foco em tipografia no país, certo? Se prepara, porque hoje vamos ter vários links de inspiração!
Estúdio Monotype
O designer Akira Kobayashi é um dos Diretores Criativos do Monotype, e sua experiência de mais de 30 anos na área tipográfica garante que as tipografias com suporte para o sistema japonês sejam incríveis. Eles trabalham bastante a integração entre os diferentes idiomas, e também criam fontes para o alfabeto latino.
LABORATORIES / ラボラトリーズ
Embora eles não criem fontes, o design tipográfico está no centro do universo criativo desse estúdio de Tokyo. Os designs são mais dinâmicos e misturados, com a exploração de diferentes sentidos de leitura até para os caracteres latinos. Gosto especialmente do uso de caracteres como ilustração.
Emi Takahashi
Emi é uma designer e artista canadense-japonesa e seu trabalho não se limita ao design de tipos. Mas ela desenvolveu a incrível Kachi-Buwa, uma fonte para trabalhar a expressão de onomatopeias. A tipografia conta com variações mais pontudas e mais arredondadas, baseadas no efeito “kiki ou bouba”. E no site da Kachi-Buwa dá pra ver todos os seus “extremos”.
Design de posters tipográficos
A designer Katya Tinmey, uma fã de posters tipográfico japoneses, escreveu um artigo em seu medium onde ela apresenta diferentes posters e tipos de composição: texto como ilustração, falta de espaço negativo, mistura de linguagens diferentes.. Vale a pena conferir a seleção que ela fez e detalhou :)
Encontre fontes com suporte para japonês
Em 2019 o Google Fonts tinha menos de 10 tipografias com suporte para o idioma japonês na sua biblioteca; mas decidiram mudar isso, como mostra esse artigo do blog deles. Hoje, são mais de 50 famílias de fontes, um aumento significativo. Uma vantagem do Google Fonts é conhecer os designers/estúdios responsáveis pelas criações e ter acesso ao download gratuito de famílias inteiras :)
💭 como funciona a tipografia japonesa?
Entender o funcionamento da tipografia no sistema de escrita japonês pode tornar a apreciação dessa área do design muito mais rica. Eu escrevi sobre isso na edição passada!
e então, o que você achou? embora seja impossível esgotar esse assunto, eu acho que com as duas edições você já consegue explorar a tipografia japonesa mais a fundo por conta própria, se quiser. afinal, cobrimos o funcionamento da linguagem escrita, a história e alguns exemplos inspiradores. foi muito legal escrever essas duas edições e eu certamente vou escrever outras, cobrindo outros sistemas de escrita. fique a vontade para responder esse e-mail se quiser conversar, compartilhar algo ou até mesmo criticar algum ponto da newsletter. espero que esse possa sempre ser um espaço de troca.
até a próxima terça!
- hele
👩🏻💻 curadoria e textos por hele carmona, jornalista & estudante de design
💡 tem algo incrível que você gostaria de compartilhar comigo e com outros leitores da makers gonna make? pode me mandar por aqui!