essa edição atípica, numa sexta-feira, é uma parceria com a professora Ethel Leon, autora dos livros Design Brasileiro quem fez quem faz, Memórias do Design Brasileiro e outros títulos sobre história do Design. e no final do e-mail tenho um convite especial. vamos?
🗿 As histórias do design
Falar em história do Design não é fácil. Primeiro, porque muitos profissionais da área criativa costumam torcer o nariz para teoria e glorificar a prática, como se uma existisse sem a outra. E segundo, pelo mesmo motivo que é difícil falar de história, em geral: é uma construção de narrativa. Uma sequência de fatos, invenções, consequências, desdobramentos, amarrados e relacionados - na maioria das vezes, cronologicamente.
Mas que fatos são esses? E quem decide o que marca a história e o que fica de fora?
Não é possível estabelecer um recorte único e, portanto, o que existe são histórias do design - várias delas. Quanto mais tempo passa, mais história do design existe para tentar entender e conhecer. Mesmo sendo um campo de estudos relativamente recente (começando oficialmente no século XIX), muita coisa sobre a prática do design acaba não sendo incorporada a essa linha do tempo em andamento. Daí acontece o mesmo que acontece com a maioria das coisas do mundo: a visão masculina, branca e europeia é incorporada como a verdade, e isso se reflete no ensino do design e nas referências que temos enquanto profissionais criativos. Como indivíduos, superar essa barreira estrutural pode ser muito difícil, mas começa no aprendizado crítico, na diversificação de fontes e questionamento da lógica dominante. Foi por isso me interessei pelos cursos da prof. Ethel Leon :)
🏺 Dois cursos de História Crítica do Design
O curso de História do Design traz uma visão crítica e procura estabelecer diálogos entre a produção europeia e estadunidense com a produção brasileira, além de tratar de questões de gênero no Design. Aqui vai o meu convite: a primeira aula, no dia 08/03, é aberta e gratuita, basta se inscrever!
Você pode se inscrever no curso completo, em uma aula avulsa ou em um dos módulos temporais: Séc. XIX e Belle Époque, Primeiras décadas do séc. XX, II Guerra e Anos Dourados ou Pós-modernismo e contemporaneidade, de acordo com o seu interesse. Saiba mais sobre o curso.
Já o curso História Crítica do Design Brasileiro é mais curto, mas pretende discutir momentos representativos da história do design brasileiro, analisar objetos selecionados e apresentá-los reconhecendo suas linhagens. São 12 aulas e você pode se inscrever no curso completo ou assistir a aulas avulsas.
Ethel Leon é professora e pesquisadora de história do design e de história das cores. Doutora pela FAU/USP, foi editora da revista eletrônica de design Agitprop.
obrigada por ler até aqui! eu estarei presente nos dois cursos que mencionei e espero que você tire um tempo pra conhecê-los um pouco melhor. essa parceria é um passo importante pra makers, então fique a vontade para responder esse e-mail se quiser conversar, compartilhar algo ou até mesmo criticar algum ponto da newsletter. espero que esse possa sempre ser um espaço de troca.
até a próxima terça!
- hele