#24 design biomimético: pergunte à natureza
uma designer com 3.8 bilhões de anos de experiência e uma infinidade de cases pra gente se inspirar | tempo de leitura: 4 minutos
talvez nem todo mundo se lembre, mas eu sou estudante de design, e eu estagio no Laboratório de Biomimética da minha universidade. eu fico muito em contato com o tema, e às vezes me esqueço de que nem todo mundo é familiarizado com o princípio; por isso, decidi trazer uma inspiração e uma reflexão pra essa edição. e bom, o que é biomimética? dá pra chutar um significado: bio vem de vida, e mimese é imitação. praticar a biomimética é fazer o que quer que seja - mas no nosso caso, criar - se inspirando na designer mais antiga e mais eficiente do mundo: a própria natureza. vamos falar mais disso?
❤️ para se inspirar
Ask Nature
É impossível falar de biomimética sem citar Janine Benyus, bióloga e consultora em inovação. Foi ela quem cunhou e popularizou o termo “biomimética” em seu livro homônimo, além de ser fundadora do Instituto de Biomimética, junto com Dayna Baumeister e Bryony Schwan.
“A biomimética é uma lente através da qual você vê o mundo. É a lente de perguntar à natureza: “Como você está fazendo o que está fazendo? E como isso pode melhorar o que estou fazendo?”
O que percebi foi que esses organismos melhoram seus ambientes. Então, como podemos chegar a um ponto em que nossas inovações melhorem nossos ambientes e melhorem o planeta, assim como essas inovações que vi no mundo natural?” - Janine Benyus
Então, da próxima vez que você for criar ou projetar, que tal perguntar à natureza? Como ela produz cor? Como ela se comunica? Como ela se protege do perigo? Se te falta conhecimento pra responder, a Janine pensou nisso também. Desde 2006 (e evoluindo sempre) está no ar o site “Ask Nature”, onde você pode, literalmente, perguntar à natureza como ela resolve um problema. São mais de 1.700 modelos biológicos documentados para inspirar o seu próximo projeto.
💭 para refletir
Como aprender a projetar como natureza?
Historicamente, as populações industriais e urbanas tendem a ver a natureza como um “outro”. Homem e natureza são considerados partes separadas, como se fosse possível remover-se do grande grupo “natureza”, como se não fóssemos parte de um mesmo ecossistema. Justamente por causa dessa separação conceitual, perdemos intimidade com os saberes naturais. Deixamos de conhecer os mecanismos e as estruturas biológicas, ignorando milênios de conhecimento, escondido à vista de todos.
Como lidar com essa desconexão com a natureza?
Para Daniel Wahl, autor do livro Design de Culturas Regenerativas, o primeiro passo é a ecoalfabetização.
“A ecoalfabetização é a capacidade de compreender a organização dos sistemas naturais e os processos que mantêm o funcionamento saudável dos sistemas vivos e sustentam a vida na Terra. Uma pessoa ecologicamente instruída é capaz de aplicar esse entendimento ao projeto e à organização de nossas comunidades humanas e à criação de uma cultura regenerativa”
Design de Culturas Regenerativas é um livro longo, de quase 400 páginas, no qual Daniel argumenta em favor de um redesign de toda a sociedade industrial, visando chegar em concepções de progresso menos danosas e mais focadas no bem estar e na vida em sociedade. E é no capítulo 6, De que maneira podemos aprrenders a projetar melhor como natureza, em que ele explora o papel que a biomimética pode cumprir nesse grande objetivo.
No fim, o capítulo acaba por ser uma ótima introdução ao conceito de biomimética e a sua enorme gama de possíveis aplicações. Fica a recomendação de leitura pra quem tem vontade de explorar o assunto.
💌 apoie a makers gonna make
Eu escrevo a makers por amor, é verdade. Mas para manter a produção de textos semanal e explorar novos formatos, como materiais impressos e entrevistas com outros designers, seu apoio pode ser essencial :)
Contribua através do apoia.se e receba de presente a primeira edição da zine makers gonna make, além de um e-mail extra mensal com todas as referências incríveis que ficaram de fora das edições regulares. Tá tudo bem explicadinho por lá. E se você estiver se sentindo especialmente generoso, me dê um livro de presente :)
obrigada por ler até aqui :) espero que essa edição te inspire a tentar projetar algo com o método biomimético. como sempre, fique a vontade para responder esse e-mail se quiser conversar, compartilhar algo ou até mesmo criticar algum ponto da newsletter. espero que esse possa sempre ser um espaço de troca.
até a próxima terça!
- hele
muito bom! desconhecia tudo isso 🌿
É muito doido pensar no início da graduação em deisgn depois disso. Sempre perguntam "o que é design?" e todo mundo tenta responder caracterizando oq seria e oq não seria.
Alguns falam que a natureza e tudo que é natural é Design e eu já falei que não seria. Essa edição me fez ter um start de que a natureza não é só Design, mas sim, simplesmente, o primórdio de tudo!